A tradicional dieta chinesa e a maneira chinesa de comer é a razão pela qual, apesar de uma população de 1,3 bilhão, a China não tem problema de obesidade grave. Tradicionalmente, os chineses comem o que é chamado de uma dieta branda, que é feita principalmente de legumes cozidos, arroz, macarrão, frutas e quantidades relativamente pequenas de carne.

Ao contrário do método ocidental, que suas refeições principais são a base de carne, na China, a forma tradicional é uma refeição básica de vegetais e arroz ou macarrão, acompanhado de pequenas quantidades de carne. Gengibre, alho e pimenta não são usados apenas para realçar o sabor, mas também como auxiliares digestivos importantes.

A medicina tradicional chinesa tem mais de 5.000 anos e é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Ela é baseada no equilíbrio entre calor e frio, regidos por duas forças, yin e yang. Acredita-se que quando o estômago está frio, não digere bem, absorve gases e maus alimentos causando, entre outras coisas, o desejo de doces.

Quando o estômago está quente, tem boa atividade e gera saciedade. A água quente têm a propriedade de promover a digestão e a absorção dos alimentos, reduzindo a fome. O ideal é tomar em jejum e antes das refeições. O chá verde oferece os mesmos benefícios e deve ser tomado antes das refeições. Veja abaixo alguns ensinos da medicina chinesa para maximizar a perda de peso:

Varie cores e sabores

Cada cor e sabor tonifica um órgão. O sabor amargo e a cor vermelha, por exemplo, tonificam o coração. Alimentos de cor escura e sabor salgado nutrem os rins.

Com um olho no termômetro

O corpo usa a água em dias quentes. Escolha alimentos refrescantes como frutas, cenoura e batata. Em dias frios, o corpo precisa de calor. Escolha carne, tomate e pimenta.

Pausa para comer

A refeição deve ser um momento agradável. Idealmente, deve haver silêncio e tranquilidade durante a mastigação. Dica: sempre solte os talheres ao trazer o alimento à boca.

Doce para a digestão

O sabor doce de alimentos favorece o estômago. Opções: cenoura, abóbora, alho, batata-doce, berinjela, feijão e espinafre.

Café da manhã farto

A melhor refeição deve ser o café da manhã, para a energia circular através do corpo. Por ser a primeira refeição do dia após o longo período de jejum durante o sono, o café da manhã tem uma importância muito grande para a alimentação como um todo.

Invista em cozidos

Segundo a medicina tradicional chinesa, os alimentos crus são muito frios e difíceis de digerir. O ideal é comer alimentos cozidos.

CARDÁPIO DA DIETA CHINESA

Você pode aumentar ou diminuir a quantidade de comida, mas não pule nenhuma das refeições. Esta dieta tem um tipo especial de efeito no seu corpo, o que vai fazer com que perca peso além de se sentir bem. Siga este menu por uma semana. Se quiser, pode adicionar grapefruit ou laranja após o almoço e jantar.

Se você sentir fome mais tarde, pode beber uma xícara de chá de ervas ou um copo de leite. Comer uma laranja ou grapefruit é ainda permitido no lugar de uma ceia ou um lanche no meio da manhã. Certifique-se de adicionar limão nos alimentos.

O limão é um grande redutor de gordura. Utilizá-lo em suas refeições ressaltará o sabor dos alimentos e, também, queimará gordura mais rapidamente. Tente beber o chá verde quente, isso  irá desintoxicar seu sistema e a livrar-se das impurezas de seu corpo.

Em jejum (todos os dias)

  • 1 copo de água morna

Café da manhã

  • 1 fatia de pão integral com manteiga ou requeijão light
  • 1 copo de café ou chá verde sem açúcar
  • 1 copo (50 ml) de iogurte desnatado com granola

Lanche da manhã

  • 1 xícara de chá verde com limão espremido
  • 1 fruta ou batida de iogurte: pode ser preparado com iogurte desnatado e uma porção de fruta. Evite mangas e bananas.

Almoço

  • 1 colher (sopa) de feijão-preto
  • 2 colheres (sopa) de arroz integral
  • 1 carne grelhada pequena
  • 2 tipos de legumes cozidos
  • 1 prato (sobremesa) de salada de folhas. Pode ser alface, rúcula, almeirão ou chicória
  • 1 xícara de chá verde com limão espremido após a refeição

Lanche da tarde

  • 1 barra de cereal ou 1 fruta
  • 1 xícara de chá verde

Jantar

  • 1 laranja ou 1 salada com brócolis cozido ou 1 sopa light ou 1 prato com salada à vontade e 1 peito de frango grelhado (de preferência sem sal ou óleo)

Ceia

  • 1 xícara de chá verde